[Off-topic] Estoicismo e adversidades da vida

• Área de assuntos gerais.
• Faça uma entrevista com alguém e poste aqui.
Avatar do usuário
felipehg
Mensagens: 59
Registrado em: Ter Set 08, 2020 8:18 pm

Oi, estava vendo meu twitter e vi uma thread interessante.
O estoicismo é geralmente entendido como desapego e não reação em relação a qualquer uma das adversidades da vida...
Imagem

Nas palavras do filósofo William Irvine, o objetivo final do estoicismo é "tranquilidade" ou evitar "picos" no seu estado de espírito. As coisas que não estão sob nosso controle não são algo com que devemos nos preocupar, já que não podemos fazer nada a respeito.

Imagem
Visualização negativa, conhece?


É uma prática estóica em que se imagina deliberadamente como as coisas poderiam estar realmente ruins, muito piores do que são agora.
É uma espécie de truque psicológico que diminui suas expectativas e faz com que a realidade pareça melhor.


Segundo o filósofo romano Sêneca, além de abraçar as emoções negativas, é preciso maximizar a perspectiva positiva e aprender a sentir a verdadeira felicidade.

Imagem
A verdadeira felicidade:


Ser feliz por um motivo é uma armadilha, pois ao longo de nossas vidas, continuamos procurando um motivo para ser feliz, ou para comemorar.


A alegria real e eterna é encontrada dentro de nós, quando a alma a descobre por si mesma por meio de um mergulho profundo dentro de nós.


Todos tem a capacidade de ter uma experiência religiosa pessoal, além do dogma e das pregações, basta olhar profundamente dentro de si.

Os místicos que passaram por isso descrevem um estado de felicidade pura e de consciência.

FONTE
Ex Diretor do StarDix
Twitter
Avatar do usuário
Bielziinhu
Mensagens: 266
Registrado em: Seg Set 07, 2020 4:38 pm
Localização: Bahia, Brasil
Contact:

Que top. Ótimo tópico!
Diretor e Builder Na Rede de Servidores StarDix
Imagem
Discord: bielzinhu
Nick: Bielzinhu_
Avatar do usuário
thamyzx
Mensagens: 469
Registrado em: Qua Set 16, 2020 5:49 pm

Amo ver as threds do Twitter, achei bem interessante o tópico, parabéns!
CEO Na Rede De Servidores StarDix
Meu Nick : thamyzx
Discord : .thamy
Imagem
Avatar do usuário
Wellk
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Set 08, 2020 8:52 pm

Yes
Diretor e Builder Na Rede De Servidores StarDix
Meu Nick : Wellk_
Discord : Wellk#0001
Meu Cupom : WELLK10
Responder