Função da placa mãe - O suposto componente mais importante do comutador

• Área de assuntos gerais.
• Faça uma entrevista com alguém e poste aqui.
Avatar do usuário
1Luc4s
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Set 07, 2020 6:55 pm

A placa-mãe (ou motherboard, em inglês) é o circuito que permite comunicar os componentes entre si e os gerenciar. Utiliza-se, para isso, a BIOS: Um software "básico "para fazer o processo de comunicação.
A placa-mãe possui os conectores necessários para o processador, a memória RAM, as portas e as restantes placas.

Sendo assim, quando a placa-mãe recebe energia, por meio da fonte de alimentação, ela consegue se comunicar com os demais componentes que estão ligados a ela. O que acontece em seguida é que o sistema operacional (Windows, Linux, MAC, etc) entra em ação fazendo a leitura das informações trocadas entre a placa e seus componentes. E assim o computador pode funcionar como bem conhece-se: permitindo fazer uso de programas, acessar a internet, entre outros.

Existem vários conceitos associados às placas-mãe que devem ser compreendidos para conhecer melhor o funcionamento desta placa base. Por exemplo, dá-se o nome de chipset ao grupo dos principais circuitos integrados que se instalam na placa-mãe.
É por meio do chipset que você saberá quais os processadores compatíveis com aquela determinada placa-mãe. Por exemplo: se sua placa-mãe possui o chipset da AMD, então ela não pegará um processador da Intel, por exemplo. E é por meio do chipset que você também sabe quais as memórias compatíveis com a placa em questão.
Já o soquete é um sistema eletro-mecânico de suporte e de ligação eléctrica, destinado a receber o processador, permitindo ligá-lo à motherboard.
Por outro lado, um slot é uma ranhura que se encontra na placa-mãe e que possibilita ligar placas adicionais ou de expansão a esta, os quais, em geral, servem para controlar dispositivos periféricos como as impressoras. Os computadores atuais costumam apresentar entre oito e doze slots.
As portas IDE ou ATA são aquelas que controlam os dispositivos de armazenamento de dados, como é o caso dos discos duros. Outras portas importantes numa placa-mãe são a PS/2 (para ligar mouse e o teclado), o USB, o COM1 e o LPT1.
Convém destacar, por último, que existem diversos tipos de placas-mãe, como XT, AT, Baby-AT, ATX, mini-ATX, micro ATX, LPX, NLX, Nano-ITX, BTX, WTX e ETX, entre outras.
Sub-Diretor Na Rede de Servidores StarDix
Discord: 1Luc4s#4943
Avatar do usuário
Lo0giinxsw
Mensagens: 298
Registrado em: Sex Set 25, 2020 9:55 am
Localização: BA - Brasil

Bem explicativo... Parabéns!!
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤImagem
Avatar do usuário
Troid
Mensagens: 602
Registrado em: Ter Abr 14, 2020 2:41 am
Localização: London, United Kingdom
Contact:

ótimo tópico! bastante explicativo!
Sub-Diretor Da Rede de Servidores StarDix
I was enchanted to meet you. H'
Discord: troid_
Cupom: TROID10
Responder